A SECORP OFERECE SOLUÇÕES COMPLETAS
SOB MEDIDA PARA O ORÇAMENTO DE SUA EMPRESA
 
 
 
 
 
SERVIÇOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS

Diagnóstico Econômico-Financeiro

 

         

          A Diagnóstico Econômico-Financeiro refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.

          Os profissionais da Secorp estão preparados para desenvolver este trabalho, como parte de um trabalho maior ou como peça a ser usada na tomada de decisões do cliente.

 

Planejamento Econômico

 

 

            Planejamento econômico é o estabelecimento de objetivos globais a serem alcançados pela empresa em períodos previamente fixados. A expressão se aplica principalmente à atividade empresarial destinada a dar aos setores da empresa a orientação que julgar  disciplinar a atividade produtiva para promover o desenvolvimento econômico total, impedir a depressão nos negócios e adotar medidas que amenizem ou anulem seus efeitos. É, portanto, uma formulação sistemática de uma série de decisões que se inter-relacionam e exprimem os objetivos da empresa.

          Baseando-se no diagnostico, a Secorp vai formular o Planejamento Econômico, para que o mesmo seja implantado em todos os departamentos da empres

 

Planejamento Financeiro

 

          O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para ser implantadas. Numa situação de incerteza, devem ser analisadas com grande antecedência.

 

          O planejamento financeiro é uma parte importante do trabalho do administrador. Definindo os planos financeiros e orçamentos ele estará fornecendo roteiros para atingir objetivos da empresa. Além disso, esses instrumentos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismos de controle, estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.

 

Reestruturação de Empresas

 
          Em momentos de recessão econômica, é comum as empresas passarem por situações de dificuldades nos negócios. As adversidades podem ser de natureza financeira, operacional ou estratégica, causadas por endividamento excessivo, estrutura de custos inadequada ou desavenças entre os sócios controladores, entre vários outros motivos. Como resposta às dificuldades, nas últimas duas décadas, um grande número de empresas foram reestruturadas para cortar despesas, reduzir os níveis de endividamento e recuperar a vantagem no mercado. Afinal, o que é a reestruturação de empresas e como devemos conduzí-la?
 

          A reestruturação de uma empresa é tarefa complexa, que tem como objetivo devolver o negócio a uma situação de normalidade ou buscar um patamar superior de desempenho. Este esforço abrange diversas questões de ordem legal, contábil e fiscal, além de exigir uma excelente compreensão dos impactos das ações para todas as partes envolvidas em processos como este. A reestruturação de empresas freqüentemente impõe sacrifícios e perdas financeiras a pelo menos um dos interessados, sejam eles credores, acionistas ou funcionários, principalmente quando lidamos com uma empresa em situação de insolvência. Podemos dividir as ações de reestruturação em três categorias: de dívida, acionária e de força de trabalho.

 

Renegociação de Dívidas

 

          Apesar de ser parte da reestruturação e do planejamento, a Secorp também oferece a renegociação de dívidas como um serviço separado, pois em muitas vezes a negociação de uma única dívida resolve o problema financeiro atual da empresa e deixa o ambiente melhor para uma posterior reestruturação.

 

          O objetivo dos gestores nesta circunstância é persuadir os credores a trocar seus acordos de crédito, sejam eles empréstimos bancários, adiantamentos ou financiamentos, por um novo conjunto de acordos. As discussões fundamentais são relativas ao valor monetário que cada classe de credores irá receber (como uma fração do que é devido) e à forma pela qual este valor será entregue ao credor (dinheiro, debêntures, ações, etc).

  

Plano de Recuperação Judicial

 

 

          O objetivo genérico do Plano de Recuperação Judicial (PRJ), previsto na Nova Lei de Falências, é permitir às empresas em dificuldades financeiras que voltem a se tornar participantes competitivas e produtivas da economia. Os beneficiados serão não somente os atores econômicos diretamente envolvidos (controladores, credores e empregados), mas, principalmente, a sociedade como um todo. Não se deve confundir o Plano de Recuperação Judicial com um alongamento de dívida somente. O plano deve conter os instrumentos que identifiquem, ataquem e superem as causas para o surgimento do endividamento, acreditando que ele não será apenas meio de procrastinação da falência da empresa.

 

          Primeiramente, a empresa deve analisar com profundidade os “fatores críticos de fracasso”. A insolvência não é resultado de circunstâncias imprevistas ou ações inevitáveis, mas antes de tudo é conseqüência da má administração e de decisões econômicas incorretas.

          Para aumentar as chances de sucesso do Plano de Recuperação, é necessário dar chance de opinião a todos os credores para a formação do plano. Isso permite estabelecer um incentivo aos credores que vêem as possibilidades de abusos por parte dos devedores serem reduzidas. A participação de terceiros no plano envolve basicamente quatro canais de negociação: financiadores, fornecedores, clientes e empregados. Estes canais devem ser abertos imediatamente após o pedido de Recuperação Judicial e deve haver clareza e visibilidade ampla quanto ao plano por parte de todos os atores envolvidos.

 

Adm. Profissional de Caixa e Bancos

 

          A Secorp pode colocar um profissional no sistema de terceirização dentro de sua empresa, para administrar as receitas e despesas de sua empresa, de forma a cumprir o planejamento e estabelecer prioridades na aplicação dos recursos, de acordo com o objetivo social da empresa e com o plano de recuperação ou reestruturação.
 

          Secorp also provides this service for international companies incorporating in Brazil. Please click here and visit our international services area.

 




POWERED BY Cirtex